Introdução: O processo de ensino e aprendizagem de discentes na enfermagem vem passando por grandes transformações que visam ajudá-los a aprimorarem suas habilidades clínicas e se tornarem mais participativos e críticos com relação ao cuidado (Pereira et al., 2021). Atualmente, os docentes têm se utilizado de cenários simulados como metodologia ativa, que se caracteriza como uma estratégia que se assemelha a situações reais, em ambientes seguros e controlados (Amorim et al., 2023). Vários autores discutem sobre os tipos de modalidades e classificações existentes no âmbito desses cenários simulados voltados para a enfermagem, mas daremos destaques a dois, sendo eles: a simulação clínica off site, que ocorre fora do ambiente de saúde, como por exemplo, em laboratórios. E a simulação clínica com apenas uma categoria profissional, que acontece quando os objetivos de aprendizagem são voltados para as competências daquela profissão (Pereira et al., 2021). Objetivo: Relatar a experiência sobre o método de cenários simulados para ensino e aprendizagem de alunos do curso de graduação em enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre as atividades realizadas na monitoria da disciplina de Saúde da Criança e do Recém-nascido para acadêmicos de enfermagem do Centro Universitário Fametro (Unifametro) de Maracanaú, realizada entre os dias 26 de março a 12 de maio. Os materiais utilizados foram: artigos científicos, casos-clínicos e estudos de caso elaborados pela monitora, ambos baseados no contexto da saúde da criança e do recém-nascido. Resultados parciais e Discussão: Na fase inicial do projeto foram requeridas adotar as etapas da simulação clínica, que se subdivide em: preparação, participação e debriefing (Amorim et al., 2023). Na primeira etapa, a monitora procurou ver as principais dificuldades que os discentes tinham com relação à disciplina por meio da aplicação de um instrumento de coleta de dados (google forms), com o intuito de preparar o cenário, esclarecer as dúvidas, e interligar a prática com a teoria, com o objetivo de o aprendiz adquirir conhecimento suficiente para vivenciar a prática. A etapa posterior, requer a participação do sujeito, onde acontecerá a execução do cenário simulado pelos discentes, onde esclarecemos os papéis, e colocaremos em prática tudo aquilo que foi abordado na fase anterior, nessa parte, os alunos têm total autonomia sobre a cena, onde tentamos destacar as habilidades clínicas e principalmente contribuir na construção dos conhecimentos teóricos com as técnicas aprendidas. Na última etapa, o debriefing, configura-se como um processo de discussão do caso, que geralmente acontece após a simulação, onde todos os alunos são envolvidos e chamados a uma discussão, procuramos elencar o que poderia ser abordado e o que faltou na conduta clínica, e damos ênfase naquilo que foi muito bem pontuado pelos discentes, a fim de estimular o aluno a assumir uma postura crítica em relação às situações que foram apresentadas. Considerações finais: Podemos perceber, que apesar do engajamento dos discentes com relação aos cenários simulados, ainda há uma grande limitação com relação ao tempo de preparo para este, principalmente no que tange ao facilitador, onde possibilitando a participação ativa dos alunos encontrará as vezes um entrave no dinamismo dos cenários, exigindo então um olhar mais atento com relação a essas dificuldades encontradas, entretanto, os discentes mostram-se satisfeitos com a tecnologia, e relatam que os cenários possibilitam a interligação entre os conhecimentos básicos da disciplina e o contexto no qual esses serão utilizados na prática clínica.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.